Home 9 Abrace 9 Atividades

A Abrace presta serviço sócio-assistencial educacional especializado na área de deficiência intelectual a jovens e adultos.

Para que se garanta um trabalho dinâmico amplo e motivador, os conteúdos propostos se organizam em áreas de trabalho e são usadas estratégias específicas.

ÁREAS DE TRABALHO:

Ampliação do conhecimento geral

Oferecer contato com as várias áreas do conhecimento humano, de múltiplas maneiras, sempre integradas por um tema semestral ou anual, o que torna as informações mais significativas e facilitando o aprendizado. As oficinas oferecidas nesta área são: Vivência (conhecimentos gerais), Culinária, Informática, Matemática no Cotidiano/ Jogos.

Leitura e Escrita

A proposta é oportunizar o desenvolvimento da linguagem oral, da leitura e da escrita, com o uso de imagens e/ou código escrito (elevação do nível de alfabetização), investindo também nas diferentes formas de registro. As oficinas oferecidas nesta área são Oficina de Comunicação, Vivência, Oficina de Letras (Alfabetização), Tarefas para casa.

Preparação para o Trabalho

A proposta é oferecer atividades que os levem a vivenciar etapas de processos de produção, conservação do meio ambiente, aprender recursos da informática, conhecer diferentes funções profissionais em espaços industriais, comerciais e de serviços. As oficinas oferecidas nesta área são Oficina de Papel Reciclado, Oficina de Arte e Produção, Orientação para o Trabalho, Oficina de Manutenção, e aqui também, Culinária e Informática Aplicada.

Artes

A proposta é oferecer atividades que oportunizem o conhecimento de diferentes formas de expressão artística, experimentar cada uma, descobrir-se e descobrir os outros, encontrar suas habilidades e preferências, além do desenvolvimento do senso estético. As oficinas oferecidas nesta área são Música/Ritmo, Teatro e Dança e, aqui também, a Oficina de Artes e Produção.

Atividades Físicas

A proposta é ampliação da percepção corporal, coordenação motora, flexibilidade, resistência, conhecimento e reprodução de passos isolados e em sequências variadas, além dos aspectos histórico relacionados. Nesta área as oficinas oferecidas são Educação Física, Expressão Corporal e, aqui também, Dança.

Cultura e Lazer

a proposta é oferecer atividades externas – visita a exposições e centros culturais, passeios nos parques da cidade, idas a praia, cinema, teatro, shows, além de atividades internas aos sábados e em datas especiais com diferentes temas contemplados.

Estratégias que são usadas por todos os profissionais, momentos e oficinas:

• Identidade & Socialização
  • Expressão e Comunicação
  • Aprendizagem
  • Oportunidades & Circulação
  • Produção: gente que faz!

Dia a dia

Saídas para aprender e usufruir